Motor Linear HIWIN: Cases de sucesso que estão revolucionando indústrias no Brasil
03/04/2025
A indústria brasileira está vivendo uma transformação. A busca por inovação, redução de custos e aumento de produtividade está levando fabricantes de máquinas (OEMs) no Brasil a adotarem tecnologias avançadas, já consolidadas em países líderes industriais.
A Mectrol HIWIN tem contribuído nessa revolução através do fornecimento de motores lineares junto a fabricantes de máquinas e equipamentos dos mais diversos segmentos, a tecnologia utiliza o mesmo princípio de eletromagnetismo aplicado em trens de alta velocidade.
Por que os motores lineares são revolucionários?
- Elimina o atrito entre componentes mecânicos
- Reduz manutenção periódica
- Velocidades de até 140 m/s
- Alta precisão
- Força de pico de até 20.000 N
- Acelerações de até 10 G
A Mectrol HIWIN conta com uma equipe de engenharia de inovação responsável pelo desenvolvimento de projetos com motores lineares.
Case 1: AGMAQ
Com motores lineares, a AGMAQ modernizou suas máquinas e se posicionou de forma superior no mercado nacional e internacional.
A AGMAQ, fabricante de CNCs para corte de vidro em Ribeirão Preto (SP), foi uma das primeiras a adotar o motor linear HIWIN série Ironcore em seus equipamentos. Os resultados obtidos:
- Alta precisão de posicionamento no corte
- Redução do tempo de montagem, eliminação de componentes complicados para ajuste da montagem mecânica, como pinhão, cremalheira, redutores e correias
- Máquinas com design mais compacto e montagem mais rápida, graças à simplificação mecânica e livres de manutenção periódica
- Conceito de sustentabilidade com a utilização das guias lineares HIWIN com sistema de autolubrificação
Cases de sucesso e os ganhos obtidos:
Case 2: MULTIBLOW
MULTIBLOW reduz 80% dos componentes nas sopradoras com o uso de motores lineares
A MULTIBLOW está sendo a pioneira na adoção de motores lineares HIWIN série LMSSA no mercado nacional de sopradoras, aplicando a tecnologia no sistema de retirada de frascos pós-sopro tornando os processos mais enxutos, substituindo um método antigo que exigia diversas peças usinadas e montagem complexa, dentre outros ganhos de competitividade como:
- Eliminou 80% dos componentes mecânicos, pneumáticos, elétricos, esteira, cabos, peças usinadas, tempo de montagem e praticamente toda a necessidade de manutenção
- Maior velocidade e precisão na operação da máquina
- Redução significativa no custo de fabricação com a nova solução
- Tempo de montagem reduzido consideravelmente, otimizando a produção
- Menor necessidade de hora máquina e hora homem, aumentando a eficiência
- Manutenção reduzida para quase zero, proporcionando maior confiabilidade
Case 3: RIZON
Mesa de Corte CNC de última geração com motor linear HIWIN
A RIZON, referência em fabricação nacional de máquinas de alta tecnologia, prepara-se para lançar um novo modelo equipado com motor linear HIWIN, consolidando-se como pioneira em tecnologia de ponta no segmento gráfico e de comunicação visual. Além do diferencial competitivo, as novas máquinas oferecem:
- Precisão inigualável - Ideal para aplicações críticas no mercado gráfico, comunicação visual e corte de materiais como MDF, acrílico, ACM e compostos
- Velocidade elevada - Modelo anterior atingia até 1 m/s, agora alcança 2,5 m/s
- Manutenção reduzida a quase zero - Sem atrito ou desgaste de peças mecânicas
- Tecnologia futuro-proof - Alinhada às tendências globais da Indústria 4.0
Case 4: EMT
Motor linear aplicado em Transfers da EMT: Produtividade e precisão em processos de tubos
A EMT, líder com mais de 30 anos no mercado de equipamentos para dobra, conformação e corte de tubos, está elevando seu patamar tecnológico com a adoção de motores lineares HIWIN em seus alimentadores de barras. A inovação trouxe ganhos em velocidade, precisão e eficiência para operações automáticas como: conformação, furação e curvamento de tubos.
De acordo com empresa, a tecnologia Motor Linear HIWIN vs. Sistema Pneumático, é possível ver um salto de desempenho, e resultou em:
- Aumento de 17% na produção: 460 peças/hora (sistema pneumático) -> 540 peças/hora (motor linear)
- Movimento linear preciso: Eliminação de vibrações e desalinhamentos típicos de sistemas pneumáticos
- Manutenção reduzida: Sem componentes sujeitos a desgaste (como válvulas ou cilindros)