Você sabe como é o processo de Lubrificação dos Fusos de Esferas?
Os Fusos de Esferas devem ser cuidadosamente limpos, em aguarrás e óleo para proteger contra corrosão. Tricloroetileno é um desengraxante recomendado que garante as esferas uma pista livres de sujeira e danos (parafina não é suficiente). Deve-se tomar muito cuidado para que nenhum componente ou ferramenta afiada atinja a pista das esferas e os fragmentos metálicos entrem na castanha (Figura. 4.1).Selecione o grau adequado do fuso de esferas para sua aplicação. Regras para montagens correspondentes com a instalação. Ou seja, para máquinas-ferramentas CNC as superfícies exigem fusos de esferas com alinhamento preciso e mancais para fixação, para aplicações em máquinas de embalagens utiliza-se fusos laminados de menores precisões além de mancais para fixação. É extremamente importante eliminar o desalinhamento entre o centro do eixo e da castanha, pois resulta em cargas desiquilibradas. Cargas desiquilibradas incluem cargas radiais e momentos de cargas. Este que podem causar mau funcionamento e reduzir a vida útil (Figura 4.2a).
Selecione o grau adequado do fuso de esferas para sua aplicação. Regras para montagens correspondentes com a instalação. Ou seja, para máquinas-ferramentas CNC as superfícies exigem fusos de esferas com alinhamento preciso e mancais para fixação, para aplicações em máquinas de embalagens utiliza-se fusos laminados de menores precisões além de mancais para fixação. É extremamente importante eliminar o desalinhamento entre o centro do eixo e da castanha, pois resulta em cargas desiquilibradas. Cargas desiquilibradas incluem cargas radiais e momentos de cargas. Este que podem causar mau funcionamento e reduzir a vida útil (Figura 4.2a).
A seleção de lubrificação diretamente influenciar o aumento de temperatura do parafuso de esferas. O requisito básico viscosidade do óleo depende da velocidade, temperatura de trabalho, e na condição de carga do aplicação.
Uma generalização é para dizer que, quando o velocidade de trabalho é maior e a carga de trabalho é inferior, utilizando um óleo de viscosidade mais baixa é melhor. isto é inversamente
proporcional. Em alta velocidade e carga pesada aplicações de arrefecimento forçado pode ser necessário.
Para alcançar o máximo de vida útil dos fusos de esferas, recomendamos o uso de óleo antifricção para rolamentos. Óleo com grafite e aditivos MoS2 não devem ser usados.
O óleo deve ser mantido nas esferas e na pista das esferas. Lubrificação aos poucos ou submersão são aceitáveis. No entanto, é recomendado a aplicação direto na castanha (Figura 4.2). A lubrificação direta no fuso não é suficiente.
Nota Importante:
A menos que indicado de outra forma, fusos de esferas são enviados com graxa anti-corrosão e devem ser lubrificados antes de ligar a máquina pela primeira vez.